O objetivo geral da OFICINA é fortalecer a ação evangelizadora através da Arte à luz da Doutrina Espírita.
Entendemos que a arte pode enriquecer a prática evangelizadora através de seus múltiplos recursos e linguagens, e apesar de não termos a pretensão de que a arte seja o único ou o melhor caminho para promover a reforma íntima de quem quer que seja, não podemos desprezar o conhecimento humano e muito menos as orientações espirituais que chegam ao nosso conhecimento sobre o poder de influência que a arte tem sobre as pessoas em geral.
A arte fala diretamente à emoção e consegue acessar sentimentos que não são tocados através das abordagens ordinárias. Associada à Doutrina Espírita torna-se ao mesmo tempo sensibilizante e esclarecedora, cumprindo melhor seu objetivo mais importante que é “elevar a alma humana a Deus”.
Algumas metas derivadas do objetivo geral:
-
Despertar a sensibilidade artística e o senso crítico.
Buscamos o refinamento da sensibilidade e do senso crítico através de apreciação de diversos estilos e estudos sobre a história da arte. Apreciaremos melhor quanto mais desenvolvida for a nossa sensibilidade.
-
Estudar a Arte à luz da Doutrina Espírita
O estudo da arte é associado ao estudo doutrinário. Desta forma o aluno pode compreender as causas e conseqüências envolvidas no fazer artístico e se posicionar com mais clareza perante o trabalho da arte no movimento espírita.
-
Fomentar a percepção da Arte como veículo do processo de transformação do espírito.
Parafraseando Rossini, podemos dizer que a arte é o médium da Harmonia. A arte pode elevar a alma e a colocar em contato com sentimentos que remetem à felicidade futura, transformando por breves instantes a ambiência dos que a apreciam.
-
Promover a identificação e o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo através da Arte.
A promoção do autoconhecimento através do fazer artístico e do desenvolvimento humano como resultado do aprimoramento da própria sensibilidade são metas que perseguimos.
-
Desenvolver e aprimorar a habilidade de expressão através da Arte à luz da doutrina espírita.
A técnica apurada permitirá ao trabalhador da arte espírita expressar a Harmonia de uma forma muito mais eficiente. Além da maior facilidade para receber as intuições da espiritualidade maior, este trabalhador tenderá a se expressar artisticamente de forma mais consciente e produtiva.
-
Conscientizar sobre a necessidade da conduta espírita perante a arte.
O trabalhador da arte espírita se difere do artista comum, pelo fato de sua produção servir a um objetivo edificante. Sua conduta perante a arte deve ser pautada o quanto possível nos caracteres do homem de bem.
-
Estimular os participantes ao trabalho artístico de cunho doutrinário.
Entendemos que a produção artística é fundamental para a própria evolução permanente da arte espírita. Por isso estimulamos nossos alunos a desenvolverem seus projetos. Quanto mais se produz, mais se refina.
-
Contribuir para a continuidade do trabalho da Arte no movimento espírita.
Promover eventos que criem oportunidades reais para que as artes sejam apreciadas e vivenciadas de maneira adequada é uma de nossas propostas para que a arte se torne cada vez mais forte no movimento espírita.
-
Difundir o espiritismo através da Arte.
A divulgação da doutrina espírita pode ser feita de diversas maneiras. Através da arte podemos alcançar um público diversificado, principalmente através da utilização de mídias contemporâneas como a internet.